Living Stream Ministry Living Stream Ministry
Editora de Watchman Nee e Witness Lee

O início do seu ministério

Pouco depois de ser salvo, Watchman Nee começou a amar o Senhor e tinha um encargo muito pesado de pregar o evangelho aos seus colegas de escola e aos seus compatriotas quer fosse oportuno, quer não fosse. Mediante a sua pregação quase todos os seus colegas de escola foram levados ao Senhor e houve um avivamento na sua escola que se propagou às pessoas da sua cidade natal em 1923. Centenas de pessoas foram salvas e as suas vidas mudaram. Watchman Nee não frequentou nenhuma escola teológica nem nenhum instituto bíblico. A maior parte do que aprendeu acerca de Cristo, das coisas do Espírito e da história da igreja foi adquirido por estudar a Bíblia e ler livros escritos por homens espirituais. Além de ser um estudioso excelente da Bíblia, Watchman Nee também lia os livros espirituais com uma atitude estudiosa. Ele tinha uma capacidade brilhante para selecionar, compreender, discernir e memorizar materiais apropriados. Ele podia captar facilmente os pontos de um livro à primeira vista.

Uma fé viva

Devido ao excesso de trabalho e à falta de cuidado físico adequado, Watchman Nee contraiu tuberculose em 1924. Ficou tão gravemente doente que começaram a circular rumores de que ele tinha morrido. Durante esse tempo de enfermidade, ele exercitou-se muito para confiar que Deus preservaria a sua existência e Deus fielmente cuidou dele. Graciosamente Deus curou-o da tuberculose, mas soberanamente não o curou da angina de peito. Ele podia ter morrido a qualquer momento. Isso espontaneamente o levou a confiar plenamente no Senhor no que diz respeito à sua existência. A cada momento, ele existia pela fé em Deus, e ao longo dos anos, Deus o sustentou com o Seu cuidado gracioso e com a vida de ressurreição até o dia em que ele morreu. Através dessa enfermidade, ele teve uma experiência e um desfrute de Deus muito maior do que seria possível se não tivesse uma doença tão complicada e fatigante. O tipo de cura divina que Watchman Nee experimentou não foi apenas um ato milagroso de Deus; foi o operar da vida de ressurreição através da graça tendo ele exercitado a fé viva na Palavra fiel de Deus para a edificação e crescimento de vida. Não foi apenas um milagre do poder divino; foi completamente uma questão de graça e da vida divina.

Vida e obra

Sempre que se fazia uma pergunta a Watchman Nee, a sua resposta era sempre prática, direta, clara e repleta de unção e luz. A sua conduta era sempre normal e aberta, e era fácil abordá-lo. Ele tinha uma grande capacidade e um coração largo. Nos assuntos espirituais, ele subia às alturas e tocava as profundezas. No que diz respeito ao princípio e ao propósito de Deus, o seu entendimento era profundo e a sua experiência era rica. Ele deixava uma impressão doce, contudo, era impossível perder o sentido de respeito. Ele tinha uma atitude gentil e mansa, e as suas palavras estavam repletas de unção. Quando se conversava com ele, não havia uma sensação de distância, mas havia a sensação de ser regado e suprido. As suas palavras e conduta deixavam uma impressão inesquecível. Watchman Nee viu que o mais importante no que diz respeito à nossa obra não é a quantidade, mas a qualidade. A obra verdadeira é o fluir da vida.

Na prisão

Em Fevereiro de 1949 depois de muita oração e consideração, Watchman Nee tomou a decisão de permanecer em Xangai devido ao seu encargo pelas igrejas, pelos cooperadores e pelo testemunho do Senhor na China continental. Por um lado, ele confiava plenamente na soberania do Senhor; por outro lado, ele entendia o risco e estava preparado para se sacrificar pelo testemunho do Senhor. Na primavera de 1952, foi detido e preso por causa da sua fé; no verão de 1956, depois de um longo julgamento, foi sentenciado a quinze anos de prisão. Contudo, nunca foi libertado. Durante o tempo que esteve preso só a sua esposa recebeu permissão para o visitar ocasionalmente. Ela morreu a 7 de novembro de 1971. A morte da sua esposa foi muito dolorosa e o isolou de qualquer contato com o exterior. Pouco depois da sua morte, a vida de peregrino de Watchman Nee chegou ao fim a 30 de maio de 1972, e ele descansou em Cristo, a quem serviu a custo da sua vida. Ele deixou um pedaço de papel debaixo do seu travesseiro, que tinha várias linhas escritas em letras grandes e por uma mão trémula:

“Cristo é o Filho de Deus que morreu para a redenção dos pecadores e ressuscitou três dias depois. Essa é a maior verdade do universo. Morro por causa da minha fé em Cristo.”

—Watchman Nee

Outras citações:

“É importante que aceitemos o arranjo de Deus nas circunstâncias. Esse arranjo é a disciplina do Espírito Santo. Fugir uma única vez do arranjo de Deus é perder a oportunidade de ampliar a nossa capacidade. Um crente jamais poderá ser o mesmo depois de passar por sofrimentos.”

“Quando comecei a servir o Senhor, estava um tanto ansioso quanto ao meu sustento. Mas uma vez que queria andar no caminho do Senhor, queria depender apenas Dele para me sustentar. Nos anos de 1921 e 1922, pouquíssimos pregadores na China viviam dependendo unicamente do Senhor. Todavia, quando busquei o Senhor, Ele me disse: ‘Se não pode viver pela fé, você não pode trabalhar para Mim’. Eu sabia que precisava de um serviço vivo e de uma fé viva para servir um Deus vivo. Deus tem suprido todas as minhas necessidades e não me desapontou uma única vez.”